8 Ideias de Pequeno-Almoço

8 Ideias de Pequeno-Almoço

Começar o dia com um bom pequeno-almoço dá-nos logo outra energia.

O pequeno-almoço é a minha refeição preferida do dia, gosto de apostar num prato variado, equilibrado e nutritivo. Ora após umas boas horas de sono, o nosso organismo necessita de uma boa dose de nutrientes. É importante não esquecer esta refeição, é ela que nos vai dar a energia para um bom começo de dia. Devemos incluir frutas, cereais, iogurte ou leite.  É aconselhável bebermos água pela manhã, um hábito que vai ajudar a dar um restart ao nosso corpo.
Gosto de conhecer várias receitas e de experimentar coisas novas, confesso que passo horas perdida em sites healthy e até mesmo no pinterest.
Hoje trago-vos as minhas receitas favoritas de pequeno-almoço, são sugestões que podem aplicar durante a semana e assim acabam por ir variando.

8 Ideias de Pequeno-Almoço

1 # Oatmeal

Nos dias mais invernosos é mesmo isto que me apetece pela manhã, papas de aveia quentinhas e aconchegantes. Opto  muitas vezes por esta receita, podem ser overnight (ideal para quem não tem muito tempo a perder de manhã!) ou podem fazê-la pela manhã, eu prefiro a segunda hipótese, é simples e rápido! Numa taça junto 3 colheres de farinha de aveia (podem fazer com flocos de aveia, mas eu gosto mais de uma textura mais líquida), 160ml de bebida de aveia e 1 colher de proteína de baunilha. Mexer bem com uma colher/garfo até obter uma mistura homogénea, de seguida colocar 1 minuto no microonda, retirar, mexer bem e voltar a colocar no microondas por mais 1 minuto. Et voilá! já está prontinha, agora é só decorar ao vosso gosto. Dou preferência a frutos secos, sementes e canela, muita canela!

2 # Banana Pancakes

E o que eu gosto de panquecas?! Uma delícia! Cá por casa fazemos muitas vezes panquecas de banana. Apontem! Juntar 2 ovos, 1 bananas, 4 colheres de aveia e canela na liquidificadora, até se tornar em massa com cheiro apetitoso. Dica: para quem gosta de panquecas mais fininhas, podem adicionar bebida de aveia à vossa massa – deste modo ela vai ficar mais líquida e forma panquecas mais finas na frigideira, de preferência anti-aderente, e sem adição de óleos. Podem adicionar mel e frutos do bosque.

8 Ideias de Pequeno-Almoço

3 # Pink Smoothie Bowl

Uma taça pinky, cheia de nutrientes e vitaminas. É fácil e delicioso! Na liquidificadora juntam 1 iogurte grego, uma mão de framboesas e uma banana congeladas, colocar numa taça e complementar com rodelas de banana, framboesas, amêndoas laminadas e amoras brancas.

4 # Muffins

Podemos optar por muffins doces ou salgados, acaba por ser uma receita versátil, basta sermos criativas. Costumo fazer a massa com banana, e quando coloco na forma, tento fazê-los com recheios diferentes – adiciono pedacinho de fruta, pepitas de chocolate, sementes, frutos secos ou quadradinhos de chocolate negro – é delicioso!

8 Ideias de Pequeno-Almoço

5 # Pudim de chia

As sementes de chia são ricas em fibra e antioxidantes, e quando em contacto com leite ou água aumentam de tamanho e tornam-se gelatinosas. Estas características fazem do pudim de chia uma óptima opção para adoptar pela manhã, deixam-nos saciadas por mais tempo além de ser pouco calórico. Num copo adicionar bebida de aveia e chia – deixar a descansar durante a noite no frigorífico. Na manhã seguinte, adicionamos pedaços de frutas, podemos também optar por fazer uma compota com a fruta que vamos usar e colocar por camadas num copo. Saboroso!

6 # Sweet Potato & Eggs 

Comer ovos ao pequeno-almoço é outro nível! A receita ideal para um lazy sunday. Cortar a batata doce ao meio, colocá-la no forno durante 15/20 minutos, e quando já estiver cozinhada, retirar do forno. Colocar um ovo, adicionar folhas de espinafres cortadinhas bem pequeninas e temperar com sal e pimenta. Digam lá se não é uma óptima ideia?! Brunch time!

8 Ideias de Pequeno-Almoço

7 # Tapioca

Quem me acompanha nas redes sociais sabe o quão viciada eu sou em tapioca! Tenho de ter sempre tapioca em casa, é coisa que nem deixo que acabe. Quer como opção de pequeno-almoço ou de jantar. Podemos adicionar o recheio que quisermos, e conseguimos sempre receitas diferentes. Os meus recheios favoritos são ovos mexidos com queijo, banana, mel e canela, e chocolate negro. A tapioca é conhecida por ser gluten free, ajudar na perda de peso e no controlo da saciedade.

8 # Açaí Bowl

Com propriedade antioxidantes, estimulante e rico em energia, o açaí é um dos frutos favoritos no que toca a smoothie bowl de pequeno-almoço. Adiciono o açaí e uma banana congelada, na liquidificadora, coloco a mistura cremosa numa taça e decoro com frutas, granola, sementes e chocolate ralado.

3 Replies to “8 Ideias de Pequeno-Almoço”

  1. Gostei das ideias, vou experimentar os muffins! Bjs

  2. Virginia Ferreira says: Responder

    Amei todos e que ótimo aspecto.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

  3. Filipa Costa Colaço says: Responder

    Adorei todas as tuas sugestões de pequeno-almoço. Parecem-me ser deliciosas!
    beijinhos.

    http://www.pipaboavaiela.pt

Deixe uma resposta