3 substitutos na minha alimentação

3 substitutos na minha alimentação

A minha alimentação tem sofrido algumas alterações nos últimos anos. E aos poucos vou conseguindo melhorá-la com alguns substitutos na minha alimentação. Até chegar a um equilíbrio ideal entre corpo e mente.

leite animal vs bebida de aveia/arroz

leite animal vs bebida de aveia/arroz

Há cerca de 2 anos que deixei de incluir o leite de vaca na minha dieta. Inicialmente, fui motivada por alguns artigos que li sobre a não necessidade de beber leite na idade adulta, o inchaço e tantos outros temas associados.

Então decidi deixar de consumir leite durante 1 mês e foi o tempo suficiente para perceber as mudanças que o meu corpo sofreu. De facto, deixei de estar tão inchada. Este leite é por vezes, associado a outro tipo de doenças e há até quem diga que pode aumentar a perda de cálcio.

Passei a consumir bebida de aveia ou de arroz, sendo a combinação de arroz e coco a minha favorita. Saliento que devemos sempre de consultar as tabelas nutricionais, porque podemos escolher o que melhor se adaptar à nossa alimentação.

A bebida de aveia está associada ao controlo do colesterol e açúcar no sangue e melhora o sistema digestivo. Devido à sua quantidade de carboidratos é importante não exagerar no seu consumo.

Já a bebida de arroz tem um sabor mais neutro e é óptimo para combinar com café, tem poucas calorias e não tem gordura. Também ajuda a reduzir o colesterol, auxilia uma boa digestão e fortalece o nosso sistema imunitário.

Dou preferência a estas bebidas ao pequeno-almoço e por vezes ao lanche, adiciono um pouco de café ou torno-o num golden milk. E este é um dos meus substitutos na minha alimentação favoritos.

azeite vs óleo de coco

azeite vs óleo de coco

É certo que ambos têm muitas vantagens para o nosso organismo, e quando me refiro a esta substituição é mais uma preferência.

O óleo de coco tem vindo a ganhar mais protagonismo pelos seus benefícios. O fortalecimento do sistema imunitário, o aumento da saciedade ou a sua associação à queima de gordura.

Assim, por possuir uma estrutura química estável, o óleo de coco não se altera perante altas temperaturas. Então, torna-se mais saudável que o azeite.

No óleo de coco podemos encontrar gorduras saturadas enquanto que no azeite as gorduras monoinsaturadas, que ajudam na diminuição do colesterol.

Em alguns pratos, o azeite não foi posto de parte, continua a fazer parte do tempero, sem exagerar nas quantidades.

manteiga vs manteiga de amendoim

manteiga vs manteiga de amendoim

Esta talvez seja a substituição que menos se assemelha, a manteiga que conhecemos desde sempre, proveniente do animal nada tem a ver com a manteiga de amendoim.

Este último é conhecido por ser uma alimento energético, com poucos hidratos de carbono, saciante, cheio de vitaminas e minerais e fácil de fazem em casa.

Confesso que esta é a mais recentes das três, fui-me habituando aos poucos ao sabor da manteiga de amendoim. Assim, a canela acabou por ajudar. E actualmente o que eu adoro panquecas com manteiga de amendoim e canela.

Não quero mudar tudo num dia, acho muito importante o processo de adaptação a uma nova substituição. E acredito que vamos conseguindo assim adaptar o nosso paladar.

A reeducação alimentar é algo muito importante. Mas sem sacrifícios, porque também temos de comer coisas que gostamos e não nos transmitem felicidade. E se conseguirmos encontrar essa felicidade num novo ingrediente, melhor ainda.

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